Novos Hábitos para 2017

Você quer conseguir mudar a sua vida?

Agora, para 2017, fez uma lista de projetos grandiosos e teme que talvez não consiga executar tudo?

Só existe uma solução para conseguir realizar tudo o que se deseja.

E esta solução é simples:

Todos os dias, por 10 minutos, faça uma pequena parte do seu projeto

Seja arrumar a casa, seja escrever um livro, aprender uma nova língua ou fazer ginástica, a única maneira de obter resultados é se acostumar a atuar no presente real e não se perder esperançosamente em um futuro hipotético, onde terá o tempo ideal de duas ou três horas livres para fazer o que se propõe.

Evidentemente, se houver possibilidade, estes 10 minutos poderão se prolongar. Ou outros momentos poderão ser marcados.

No entanto, se comprometer-se a, sempre na mesma hora, com um período de 10 minutos para fazer algumas ações relacionadas ao seu objetivo, com certeza fará progressos.

E dez minutos sempre são possíveis, por mais atrasados e sobrecarregados de tarefas que estejamos.

O hábito de “Organização em 10 minutos” é descrito por vários coaches como um dos mais produtivos hábitos que podemos desenvolver e até se tornou um livro, intitulado justamente “Organize em 10 minutos” de S.J. Scott e Barrie Davenport e “Tiny Habits” de B. J. Fogg.

Evidentemente, se nos comprometermos com objetivos demais, serão várias sessões de dez minutos…. Há que ter bom-senso e não se comprometer com mais do que um ou dois hábitos novos a cada vez, até atingir o objetivo final.

Como desenvolver o hábito de realização em 10 minutos?

Primeiro, concentre-se em um hábito por vez, até que ele esteja consolidado. Não comece, em janeiro 2017, diversos hábitos de 10 minutos, tais como comer saudavelmente, fazer ginástica, aprender uma nova lingua… Comece um deles e, quando ele estiver consolidado e parte do seu dia, acrescente um segundo e só depois deste consolidado acrescente outro mais.

Segundo, não se preocupe com motivação. Motivação é importante para tomar a decisão da nova ação positiva, porque é um impulso emocional. Mas não ajuda a perpetuar a sua manutenção. Para conseguir isso, é necessário transformar esta nova ação em um hábito diário. E como se faz isso? Encadeando este hábito como imediatamente sucessivo a um hábito anterior, já pré-existente.

Por exemplo: você acorda de manhã e toma café da manhã e depois toma banho, para depois se arrumar para ir ao trabalho. Analise cuidadosamente se pode encaixar nesta sequência 10 minutos e incluir algo novo – talvez arrumar uma parte da estante, ou fazer ginástica, talvez meditar ou talvez estudar inglês…  E a nova sequência seria, por exemplo, “acordar – café – meditar – banho etc”. Com uma semana de prática se acostumaria com a nova sequência e mesmo que parecesse pouco tempo, ela motivaria a fazer as mudanças no dia. Mesmo que em outros momentos retorne à ação, certifique-se que, naquele horário que marcou, você fará os dez minutos do mesmo hábito.

Terceiro, faça um relatório de progresso. Seja para si mesmo ou para outra pessoa. registrar os seus progressos (diários, semanais, mensais) vai perpetuar o seu compromisso. Tenha um registro; não precisa ser detalhado, não é um diário de vida mas preciso o suficiente para você saber se está mantendo as suas ações e formando o hábito. Você pode se valer de um aplicativo ou de um coach para lhe ajudar nisso.

Por último, comemore. Faça momentos rituais de comemoração, quando obtiver alguns marcos importante – a primeira parte do livro escrita, a limpeza total da garagem ou do armário de guardados. Esta comemoração pode ser simples, mas é uma forma de reforço da autoestima muito importante.

Uma sugestão final: você pode usar um timer ou o cronômetro do seu celular para marcar os dez minutos, no momento da execução do hábito. Parece bobagem ser tão rígido a respeito disso, mas vale a pena. Uma coisa é fazer algo quando estamos com vontade de fazê-lo. Outra é fazer naquele exato momento, por exatamente dez minutos, custe o que custar. Treinar isso exige um certo esforço inicial.

Espero que isto lhe motive a fazer algo mais por seu dia e Feliz 2017!

Leave a Comment

Filed under Coaching

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>