O melhor hábito a se desenvolver

Muitas pessoas me perguntam qual é o melhor hábito de vida a se desenvolver; se é fazer ginástica, meditar, se alimentar bem…

Eu costumo responder que é ler. Quem tem o costume de ler acaba desenvolvendo os outros bons hábitos.

Por isso, se você não tem o hábito de ler todos os dias coloque prioridade nesta ação.

Mas não a leitura preguiçosa e superficial de artigos e posts na internet. Selecione um livro – qualquer livro – seja em papel ou digital. E não se preocupe se você realmente vai acabá-lo ou não. O importante mesmo é retirar o extrato do conteúdo do livro, não passar por todas as páginas.

Se o livro não for bom, pare. Passe para outro. Nunca acabaremos de ler todo o conteúdo de qualidade que existe disponível. Não é necessário fazer uma contagem de livros lidos. Isso só cria ansiedade quando pensamos na montanha de livros interessantes ainda por ler…

Basta apenas uma hora por dia. Você pode tirar isso da televisão, aproveitar o tempo no transporte público, quinze minutos depois das refeições e reduzindo um pouquinho as conversas bobas no telefone e no Facebook…

Em média dá para ler um livro entre 5 a 10 horas. Há livros mais técnicos que vão requerer o triplo desse tempo. Mas saber que você pode completar um livro em uma semana se ler uma hora por dia é uma boa média. Se você não se preocupar realmente em “finalizar” livros e sim em absorver conteúdos você aumentará em muito a sua média.

A leitura de um livro é muito diferente da leitura de uma conversa superficial não estruturada. Teoricamente o autor se esforçou para colocar o supra sumo da sua experiência pessoal e e de seus estudos. Ele pode ter falhado. Pode ter cometido muitos erros. Pode ter interesses ocultos e fazer você acreditar em alguma coisa que é de interesse para o grupo dele. Mas à medida que você lê livros de vários autores você aprende a discernir estas coisas. Por isso que é tão importante não ficar preso a um autor só.

Então leia. Ler é dar músculos para o cérebro. Amplia a inteligência. Auxilia a análise crítica. Nos confere o poder da empatia – sentir o que os outros sentiram – e da telepatia – saber o que os outros pensaram. Faça isso todos os dias e viverá mil vidas em uma.

1 Comment

Filed under Aprendizagem, Produtividade

One Response to O melhor hábito a se desenvolver

  1. Antonio Azevedo é o Coaching!!!
    Algumas experiências anteriores com outros coachs haviam me deixado impaciente, ansiosa ou triste. Fiquei pensando que não era possível, isso era pra ser bom, pra eu me sentir bem…
    Já com Antonio Azevedo a sensação foi: ” era disso que eu estava falando!”.
    Quando a gente faz algo assim, é pra o nosso estado emocional melhorar. A gente quer que o caminho seja bom, seja qualquer que seja o caminho, a gente tem que passá-lo bem, passear por ele, vivê-lo, e feliz.
    A minha sensação é de profunda gratidão! Agradeço ao universo a existência do Antonio Azevedo!
    Eu aprendi a fazer um caminho interno com um exercício para minhas decisões, só que com paz. Com tranquilidade e com felicidade.
    🙏🏻😊🌸
    Só tenho a agradecer!!!

    Muitíssimo obrigada, Antonio!!!

    Você é simplesmente INCRÍVEL!!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *