Monthly Archives: maio 2006

Mais backup de arquivos online

Seguindo a tendência dos últimos posts, tenho que comentar mais um serviço de backup online, o Mozy . Mas antes de falar dele, alguém pode me perguntar: afinal, este blog é sobre GTD ou sobre informática? É verdade, os posts, em sua maioria, falam de assuntos de informática que se aplicam ao GTD – aquilo que chamamos gerenciamento de tarefas em ht (high technology). Mas isto tem a sua razão de ser: um blog, por definição, é feito para capturar pensamentos esparsos, no estilo de crônica. E assim, os blogueiros, assim como eu, escrevem o que lhes dá na veneta no momento.

E estou, ultimamente, pesquisando várias alternativas online baratas ou gratuitas, para recomendar aos meus clientes. É por isso que a maioria dos posts falam de sistemas online. Não é que própriamente o GTD só possa ser feito com a ajuda de um computador; porém, nos tempos de hoje, há benefícios inegáveis em usar as facilidades tecnológicas, que acrescentam rapidez e mobilidade ao sistema de controle de Projetos e Tarefas.

No entanto, em sua maioria, recomendo sistemas simples, de preferência gratuitos (ou a parte gratuita deles). Isto porque a maioria das pessoas que implementam o GTD começam como pessoas físicas, tentando se ajustar em uma barafunda de idéias, compromissos e pendências mil…

Sim, é possível adaptar sistemas complexos de groupware, tais como o DotProject ou o Double Choco Latte . Existem centenas de sistemas de groupware, gerenciamento de projetos e ERP, a maioria pagos (e muito bem pagos) e alguns gratuitos, tais como os que citei acima. Mas a maioria deles precisa ser instalada em um servidor, configurada cuidadosamente e requer serviços especializados de técnicos de informática. Não são assunto para uma coluna ou blog como esse. Vamos nos concentrar em programas fáceis de utilizar e que auxiliem no trabalho diário.

Dito isso, vamos ao Mozy. Ele é um cliente, na forma de um programa (apenas para Windows…), que se comunica de forma criptografada com um serviço online. E este serviço oferece 2 Gb gratuitos, e 5 Gb por US$ 19,95 por ano. É rápido, tem funções de backup – você pode programar uma atualização automática de determinados arquivos ou diretórios – e a interface é bem intuitiva.

Os contras: não testei se funciona no Linux ou Mac através de um emulador. É possível que sim – afinal, não passa de um sofisticado ftp. Mas muitos vão dizer: “mas eu posso ter 2,7 Gb gratuitos no GMail, utilizando a extensão GSpace do Firefox.”. Pode ser verdade, mas sabemos que o GMail não autoriza oficialmente este tipo de serviço. Como eu já disse, é uma gambiarra, e pode deixar de funcionar de um momento para outro.

Comparando o Mozy com o Openomy – este, na fase beta, oferece 1 Gb gratuito. Não precisa de cliente instalado no computador, mas também não trabalha com conexão de alta criptografia e nem faz backup automático. Isto é, não faz pelo programa em si, pois é possível criar um script para ele que o faça. Mas este script não existe ainda…

Em resumo, o Mozy é uma boa opção – principalmente para quem usa Windows. Dois Gb disponíveis na Web, sem custos, totalmente criptografado e com interface similar a um navegador de arquivos. Vale a pena.

Leave a Comment

Filed under GTD, Produtividade